Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Notícias

Estudo divulga profissões que serão mais afetadas pelo ChatGPT

Você já ouviu falar sobre o ChatGPT? Trata-se de uma ferramenta de chatbot com inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, que tem feito muito sucesso na internet por sua capacidade de redigir textos sobre áreas específicas do conhecimento humano. No entanto, um estudo recente, em parceria com a Universidade da Pensilvânia e a OpenResearch, revelou que algumas profissões poderão ser afetadas pela IA no futuro.

Os pesquisadores Tyna Eloundou, Sam Manning, Pamela Mishkin e Daniel Rock analisaram as características dos chatbots inteligentes e listaram as tarefas de várias profissões, relacionando quais delas poderiam ser feitas com mais eficiência pela IA. Dentre as listadas no estudo, estão as relacionadas à programação e escrita, que possuem tarefas mais passíveis de serem realizadas.

Confira o ranking das profissões afetadas pelo ChatGPT:

  • Matemáticos: 100%
  • Analistas quantitativos financeiros: 100%
  • Jornalistas: 100%
  • Designers de interface web e digital: 100%
  • Engenheiros Blockchain: 97.1%
  • Legendadores simultâneos: 96.4%
  • Escriturários: 95.2%
  • Revisores: 90,9%
  • Intérpretes e tradutores: 76.5%
  • Pesquisadores de mercado: 84.4%
  • Autores e escritores: 82.5%
  • Especialistas em relações públicas: 80.6%

Os matemáticos e analistas quantitativos financeiros ocupam os primeiros lugares do ranking, pois suas tarefas envolvem principalmente análise de dados e cálculos, que podem ser feitos com maior precisão e rapidez pela IA. Já os jornalistas e escritores têm como principal atividade a escrita, e o ChatGPT já tem mostrado ser capaz de produzir textos de qualidade em diversas áreas do conhecimento humano.

Os designers de interface web e digital também estão na lista, pois suas atividades envolvem principalmente a criação de layouts e interfaces de sites e aplicativos, que podem ser simplificados. Os engenheiros Blockchain e legendadores simultâneos também estão na lista, pois suas tarefas envolvem principalmente análise de dados e linguagem natural, que são áreas em que a IA tem se mostrado cada vez mais eficiente.

ChatGPT
Foto: Reprodução

IA vai acabar com meu trabalho?

Embora o estudo liste essas profissões como as mais suscetíveis a serem afetadas, isso não significa necessariamente que esses profissionais ficarão sem trabalho. Na verdade, a tendência é que a IA seja uma aliada no desempenho de suas atividades, permitindo que possam se dedicar a outras tarefas mais complexas e criativas, enquanto as atividades mais rotineiras são executadas.

Além disso, a IA ainda possui algumas limitações, como a falta de criatividade e o fato de não poder substituir completamente o trabalho humano em áreas que envolvem interação social e emocional. Por isso, é importante que os profissionais se preparem para trabalhar com as tecnologias que surgem no mercado e busquem aprimorar suas habilidades para se manterem competitivos no mercado de trabalho.

Profissões menos dependentes da IA

Algumas profissões, por sua vez, são menos vulneráveis à automação. São aquelas que exigem habilidades e conhecimentos que a IA ainda não é capaz de realizar, como a tomada de decisão, a criatividade e a empatia. Profissionais das áreas de saúde, educação, psicologia, direito e outras que envolvem interação humana devem se manter em alta demanda mesmo.

O ChatGPT é uma ferramenta promissora, mas não deve ser vista como uma ameaça às profissões em geral. Em vez disso, deve ser encarada como uma oportunidade de aprimorar o trabalho humano e melhorar a qualidade do serviço prestado.

Leandro Mendonca

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.